Consórcio da magrela



E aí, pessoal? Tudo tranquilo?!

Essa aí poderia ser, mas não é, e infelizmente não tenho nenhuma foto legível da magrela que conquistei no início de 2010. Hehehe

Isso mesmo, pessoal. Depois que alcancei o status de Concursado!, busquei - talvez não com o melhor mindset - mudar um pouco mais a minha realidade, e fiz isso abandonando o transporte público, que, acredito, tortura qualquer um.

Pra conquista, à época, me utilizei de um meio que JAMAIS utilizaria hoje: consórcio.

E o consórcio é tão ruim assim??

Creio que a maioria aqui da finansfera sabe bem a resposta, mas não custa rememorar.

A tabela a seguir é autoexplicativa:



Essa tabela mostra o valor médio das parcelas e do lance pagos para a aquisição da motocicleta. Neles, eu desconsiderei todos os juros de mora que insisti em pagar - simplesmente porque eu não me incomodava de não ser pontual com o pagamento das parcelas.

Num paralelo, considerei a hipótese em que os mesmos valores estivessem sendo aplicados/aportados numa renda fixa com rendimento de 100% CDI.

Fui contemplado em dezembro de 2009 e saí com a motoca zero quilômetro em janeiro de 2010.

Há os que digam não valer a pena esperar tanto tempo para se conquistar algo - como essa simples motocicleta. 

Filosofias à parte, esse é um princípio que jamais deve ser negligenciado se você tem por objetivo gerar riqueza no mercado financeiro, pois é exatamente essa a engrenagem dos juros compostos, que funciona tanto com o baixo quanto com o alto capital investido.

Voltando os olhos pra minha magrela - apesar de eu ter certeza de que não fiz o melhor negócio -, acredito ter ganho muito mais por não ter juntado toda essa grana (pra ter comprado à vista). Isso porque algumas dívidas realmente são burras e não valem nem o esforço pra "justificar"; outras, de tão inteligentes que podem ser, nos transformam a vida, melhoram nossa condição.

E foi assim com ela.

É isso aí, pessoal.

Fiquem à vontade pra comentar, principalmente sobre o fato de eu ter a "certeza de que fiz o melhor negócio", mesmo adquirindo uma espécie de "passivo".


Fechamento de 2010

Receita média: R$ 39.916,83 (média mensal = R$ 2.915,91)
Despesa média: tudo e mais um pouco
Aportes: só na lamentação ainda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enriquecimento: os primeiros livros

Concursado!

Start